10 de novembro de 2009

Proclamação da República


15 de novembro

Dia da Proclamação da República do Brasil

No dia 15 de novembro de 1889, um grupo de republicanos solicitou ao Marechal Deodoro da Fonseca que cercasse o palácio em que se reunia o gabinete de ministros, presidido pelo ministro Visconde de Ouro Preto e o derrubasse do poder, fato que ocorreu no mesmo dia, de forma inconstitucional. Caíra o governo, mas a monarquia continuara.

Dom Pedro II, reuniu-se, então, com os políticos do partido majoritário para constituir um novo governo. Foi escolhido Gaspar da Silveira Martins, adversário do Marechal Deodoro. Este, indignado, e sentindo-se injustiçado pelo Imperador, assinou o documento que proclamava a República, na noite do dia 15 de novembro de 1889, tornando-se, deste modo, o primeiro presidente brasileiro.

A República Federativa do Brasil, contudo, foi proclamada provisoriamente. Havia a necessidade do pronunciamento definitivo da nação, livremente expressado pelo voto popular, conforme a Constituição brasileira determina. O plebiscito para "referendar" a República foi convocado somente em 1993, ou seja, 104 anos depois de esta ter sido proclamada.

Clique aqui e baixe todas as sugestões de atividades para esta data.

Fontes:
http://quiosqueazul.blogspot.com
http://bancodeatividades.blogspot.com

3 comentários:

  1. Muito legal,ótimo para pesquisar e fazer um maravilhoso trabalho de História.Coisa que não tinha no meu tempo de escola tíamos que pesquisarmos nas Bibliotecas dos Colégio era tudo muito diferente que bom que a informática sugiu para ajudar nossos alunos ,que pena que muitos não sabem aproveitar essa maravilhosa e fantastica epoca da tecnologia digital.Paranés a todos que comtribuiramdeto ou indiretamentew de tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. Sou professor de Matemática do ensino fundamenta da Prefeitura de Aracati Ceará ,a vinte e três anos amo o que faço,embora haja muita injustiça com nós professores do Ceará e do Brasil deveríamos ser bem pagos e terem mais respeito com todos nós.só para voc que leque está lendo esse comentário eu,José LucianoFulgêncio do Vale fiz o concurso do Estado do Ceará em 1997,passei poré tiraram 13 postos dos meus Titulos com isso fiqui em quarto lugar na cidade de Itaiçaba Crede 10 Russas e por isso ficou não fui nomeado nem na da a Instituição que fez o Concurso foi a Universidade Estadual do Ceará.oloquei na justiça e perdi a causa .ERsse é o repeito que no Brasil tem por nós Educadores enquanto isso o Cewará e cheio de professores do Estado com Contrato Temporário e naõ nomeiam quem passou como foi o meu caso.Até hoje não fui nomeado pela SEDUC .tudo isso que escrevi é a mais pura verdade. Meus fones são (88)92950278,99655303 e 34213189.Morro na linda cidade de ARACATI - CEARÁ.

    ResponderExcluir
  3. que legal seu blog,você esta de parabéns.Se foi vc que fez é claro.rsrsrsrs

    ResponderExcluir